Erasmus+ Programme

Análise

Grooming é uma prática online da violência, exercida deliberadamente por um adulto, para estabelecer um relacionamento e controlo emocional sobre um menor, com a intenção de abusar dele e/ou lucrar com isso.

Groomers (pessoas que exercem este tipo de actividade, a fim de prejudicar a criança) podem ser homens ou mulheres, independentemente da idade ou da condição socioeconómica. Este tipo de acções pode acontecer online e offline. Na maioria das vezes, os groomers investem uma enorme quantidade de tempo, para ganhar a confiança de uma criança. Eles usam uma série de estratégias, ou seja, fingem ser outra pessoa, são compreensivos e oferecem conselhos, dão presentes... Eles usam sempre dispositivos, para fazerem grooming e eles saem impunes porque os adolescentes não têm conhecimento do risco de usar tais dispositivos.

Os groomers seduzem crianças através de um discurso persuasivo e obtêm os seus dados pessoais e de contato. Pouco a pouco, eles começam a enviar imagens pornográficas, e conseguem fazer a criança praticar actos sexuais. Os groomers recorrem a "segredos", a fim de controlar e assustar o menor, que se sente envergonhado ou culpado e não relata o abuso.

Há dois aspectos no grooming: físicos e psicológicos. O grooming físico envolve dessensibilização gradual ao toque e sexualização do contato. O grooming psicológico é usado para alcançar esta sexualização aumentada através do uso de subornos e ameaças.

Os principais riscos que os menores enfrentam em situações de grooming são as seguintes:

Lifelong Learning Programme

This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.