Sinais de Alerta - Sexting
Porque fazem isso? O que os leva a fazê-lo?
Como é um fenómeno moderno ainda não existem estudos conclusivos, mas toda a investigação refere diversas razões:
- Falta de experiência e de perspectiva faz com que os adolescentes subestimam os riscos associados com o comportamento de sexting. Os menores são menos conscientes dos riscos envolvidos e é difícil para eles apreciar o perigo, ou seja, comportam-se de uma forma excessivamente confiante. Eles produzem e distribuem sexting como um presente para o seu parceiro ou como uma maneira de agradar.
- Eles pensam que as imagens num telemóvel estão seguras e não imaginam as inúmeras maneiras como estas imagens podem ser acedidas por outras pessoas, tais como roubo, um erro, uma piada, perda ou a vontade de seu dono.
- Eles confiam inteiramente na descrição da pessoa que recebe o conteúdo (eles acham que seu amor vai durar para sempre). Eles não têm a experiência de vida necessária e não pensam que na vida as coisas mudam devido a vários fatores.
- Eles também o fazem em resposta a mensagens semelhantes que receberam e ainda dizem que sentem alguma pressão dos pares, tanto de amigos ou do receptor futuro dos conteúdos.
- Eles sentem alguma pressão dos pares para ganhar notoriedade (tornar-se popular) e ser aceite no contexto digital, o que é muito importante para eles. Este fator, juntamente com as hormonas “aos pulos”, pode criar combinações imprudentes.
- As influências sociais e os modelos estão longe de ser perfeitos. A exibição das relações sexuais e imagens nuas por não-profissionais, pessoas normais abundam na internet. Como as pessoas podem ver muitas pessoas anónimas a envolverem-se em atividade sexual na internet, fazerem o mesmo não parece muito grave. "Pousar nu" é comum e, em certa medida, até visto como normal.
- Eles não estão conscientes das consequências que uma imagem comprometedora pode ter sobre a sua vida se ela se tornar pública.
- A falta natural de percepção do risco associado com a adolescência e o espírito transgressor desencadeia certos desafios. Em alguns casos, é apenas diversão, e noutros, ele serve para agradar ou dar uma outra dimensão ao relacionamento.
Há dois fatores principais que levam ao sexting entre adolescentes:
- Nos últimos tempos, temos assistido a uma sexualização prematura da infância. Este conceito refere-se à tendência para a adolescência surgir em idades mais precoces e isto acontece principalmente às meninas. O fato dos menores participarem em comportamentos sexuais que não são adequados à sua idade, pode envolver riscos psicossociais como o sexting.
- No contexto cultural em que muitos adolescentes crescem, há um forte culto do corpo e da celebridade, e os meios de comunicação (especialmente TV) promovem esses valores e outros, como a competitividade a todos os níveis (que tem o melhor corpo, o maior número de amigos, que é o mais popular, etc.). O fato de muitas estrelas do desporto, cinema ou música praticar sexting, e este ser transmitido pelos meios de comunicação, ajuda a normalizar e até mesmo dar prestígio a esta atividade entre os adolescentes. Vários estudos mostram que as principais razões para produzir ou enviar sexts são os seguintes:
- Encontro
- Agradar
- Exibir
- Impulsividade
- Pressão dos pares
- Vingança
- Bullying
- Chantagem
- Acabar/romper
Um estudo publicado em 2011, pela UNICEF, indica que os jovens, muitas vezes, se sentem mais confortáveis por partilharem informações íntimas ou se comportarem de uma forma sexualizada online, que na vida real e que existe um número significativo de adolescentes que publicam imagens sexuais de si mesmos na internet.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.