O que pode fazer?
Os pais podem usar diferentes estratégias, de acordo com as diferentes situações, para prevenir o cyberbullying entre as crianças e os jovens. Tente usar a figura “S2S”:
Speak/Conversar
Comunicar ativamente e falar abertamente com o seu filho/a sobre:
- os riscos e as oportunidades da internet e das redes sociais,
- as experiências online deles,
- a segurança na internet e nas redes sociais, e
- o uso adequado das tecnologias.
Os pais também devem falar com os seus filhos sobre conteúdos (in)apropriados na internet e sites nos quais as crianças/adolescentes podem e não podem confiar (nem tudo na internet é verdadeiro), os amigos dos seus filhos nas redes sociais (se eles os conhecem pessoalmente) e como interagir com as outras pessoas na internet.
Search/Pesquisar
Saiba mais sobre a internet e as redes sociais, e melhore os seus conhecimentos a respeito das atividades online dos seus filhos. Conheça os diferentes riscos online a que o seu filho/a e você estão expostos.
Conheça as ferramentas e as estratégias para lidar com os riscos online, como filtros e software que estão disponíveis para proteger o seu filho/a contra os riscos na internet.
Set rules/Definir regras
Converse com o seu filho/a e explique alguns problemas e regras, tais como:
- porque é que alguns sites são bons/maus;
- uso de passwords e opções de segurança;
- verificações permitidas quando se instala uma aplicação, jogo ou programa;
- vantagens do uso de filtros ou ferramentas de controlo parental, e software antivírus;
- perigos que podem acontecer quando se faz o download de conteúdos, ficheiros, vídeos e imagens, protecção contra vírus.
Supervisão
Fique por perto quando os seus filhos usam a internet e vocês também podem fazer atividades juntos na internet. Os pais pais também podem acompanhar as interações online de seus filhos, supervisionar os perfis dos seus filhos nas redes sociais e usar software para prevenir ou evitar spam/lixo do correio eletrónico.
Os pais devem saber se os seus filhos utilizam estratégias de segurança, tais como se conhecem os seus amigos online pessoalmente e as suas configurações de privacidade (se a sua informação é pública), se dão informações sobre o seu endereço, número de telefone, o nome da escola, ou lugares que costumam visitar.
Stand for/Dar apoio
Procure que o seu filho saiba que ela/ele não está sozinho e ofereça ajuda quando algo o incomodar.
Promova um clima de confiança onde os seus filhos possam informá-lo/a rapidamente, se eles tiverem um problema na internet ou estiverem em perigo. Você também pode contar-lhes todas as experiências de cyberbullying que conheça para promover a partilha.
Se você acha que o seu filho/a foi alvo de cyberbullying:
- Mantenha e guarde as evidências (mensagens, imagens, etc.)
- Ensine o seu filho/a a não responder ao cyberbullying
- Informe a escolar e as autoridades.
Seek help/ Procurar ajuda e informar outros (escola e autoridades)
Contacte um profissional para ajudar o seu filho/a e a si, a lidar com a situação, tanto se o seu filho/a foi uma vítima de cyberbullying ou o cyberbully (agressor).
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.