Como pode saber se o seu filho/a está em risco?
Como mencionámos anteriormente, os fraudulentos podem fingir ser empresas legítimas, usando e-mails que simulam empresas, para pedir informações pessoais e as vítimas incluem essas informações pessoais nesses sites maliciosos.
Sites de roubo de identidade parecem sites legítimos, como quando tendem a usar as imagens com direitos de autor dos locais reais. No entanto, os pedidos de informações confidenciais via e-mail ou mensagens instantâneas geralmente não são legítimas. Como regra geral, as mensagens fraudulentas não são personalizadas, elas geralmente têm muitos fatores semelhantes, como cabeçalhos e rodapés. É importante considerar que qualquer e-mail que pede informações bancárias é provavelmente uma fraude de roubo de identidade. A maioria dos sites dos bancos legítimos nunca pede este tipo de informação via e-mail.
Neste tipo de fraude, devemos destacar uma série de frases que podem aparecer nos e-mails associados com ataques de phishing:
- "Verifique a sua conta" - mencionando que há algum tipo de problema para dar mais credibilidade à mensagem.
- "Vamos cancelar a sua conta, se não responder dentro de 24 horas" – ou qualquer outra mensagem que insiste para você tomar uma ação imediata.
- "Você ganhou um prémio" ou "você foi selecionado..." – ou frases semelhantes.
- Outras frases que o acusam de algum tipo de atividade ilegal (pirataria de música e filmes, por exemplo) e que oferecem uma amnistia ou cancelar a dívida, se você fizer um pagamento (o "Vírus Polícia").
Estas são algumas das frases que indicam possíveis atividades de phishing e que devem ser ignoradas ou evitadas para prevenir este tipo de fraude.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.