Erasmus+ Programme

Diagnóstico

Definição e Tipos

Sexting consiste na difusão ou publicação de conteúdo sexual (principalmente fotos ou vídeos), produzido pelo remetente, por meio de telemóveis ou outros dispositivos. O conteúdo é geralmente de natureza íntima: sons, fotografias ou vídeos de si mesmos em poses provocantes, nuas ou seminuas, normalmente gravadas para o seu parceiro/a ou, em muitos casos, para outros amigos, como um mero jogo.

Alguns aspetos do sexting são apresentados em baixo:

Em toda a Europa, existem desenvolvimentos em curso no regulamento de situações como o sexting, o grooming e a pornografia infantil virtual, tais como a Convenção do Conselho da Europa para a proteção das crianças contra a exploração e abuso sexual, que regula essas ocorrências no contexto da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Riscos e Consequências

Como é que este fenómeno afeta os adolescentes? Quem o faz?

Vários estudos mostram que mais de 1 em cada 4 adolescentes enviaram uma fotografia de si mesmo nu, por meios eletrónicos; que metade deles foram convidados a fazê-lo e que 1 em cada 3 perguntou aos outros por fotografias nuas. Na maioria dos casos, os rapazes pedem às raparigas (27% sentem-se realmente ofendidos) e aqueles que participam no sexting geralmente correlaciona com as pessoas que são sexualmente ativas.

De acordo com os dados recolhidos no inquérito EU Kids promovido pela Comissão Europeia através do seu programa Internet Segura, 1 em cada 10 menores com idades entre os 12 e 16 anos disseram que tinham recebido mensagens sexuais. Um quarto deles disse que essas mensagens os afetaram ou ofenderam.

Consequências

É importante destacar que, na prática, os riscos são diversos e dificilmente isolados. O sexting normalmente resulta de várias ameaças que estão interligadas.

Lifelong Learning Programme

This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.