Como lidar com uma criança que está a exercer Cyberbullying
Que medidas podem ser tomadas para lidar com uma criança que é Cyberbully?
As seguintes estratégias são vitais:
Conversar e criar uma sólida compreensão do que é o cyberbullying e quais as suas consequências
Descobrir o que está a causar o comportamento de cyberbullying
Estabeleça as regras para o uso responsável da internet e do computador
Ensine empatia, em casa
Acompanhe e supervisione, de forma adequada, o uso da internet em casa
Promova a auto-estima dos seus filhos, em casa
Facilitar o poder desabafar de uma forma positiva
Promova a capacidade da criança/adolescente controlar a sua agressividade – Veja como eles expressam a sua agressividade, se necessário procure uma intervenção ou um programa para gestão de comportamentos agressivos. Incentive-os a expressar a sua raiva de uma forma respeitosa e assertiva, em vez de agressiva. Pratique competências de assertividade em casa. Incentive-os a falar sobre as razões da sua ira.
Procure quaisquer necessidades emocionais do seu filho/a – o cyberbullying muitas vezes acontece em famílias onde a criança/adolescente não está a obter o reconhecimento emocional que eles desejam. Em famílias onde os pais estão sempre demasiado ocupados, ou emocionalmente constrangidos, isso pode facilitar o aparecimento de comportamentos de bullying.
Explore as competências sociais do seu filho/a – quanto mais competências sociais e emocionais as crianças/adolescentes tiverem, mais capazes eles serão para iniciar e manter amizades duradouras e, assim, alcançar a sua necessidade de aceitação.
Dê ao seu filho algo em que possa “brilhar” (desporto, passatempo, artes) – as crianças muitas vezes sentem-se sem poder e com baixa auto-estima devido ao bullying, promova a auto-estima deles, o seu lado criativo e o sentido de dever cumprido.
Converse sobre a violência nos ecrãs e a dessensibilização – A sensação de afastamento que as crianças/adolescentes têm daqueles que estão do outro lado do ecrã, pode dessensibilizá-los para os possíveis efeitos das suas ações. Veja filmes ou TV para poder falar sobre essa dessensibilização e conversar sobre os personagens e o certo e errado da violência.
Ensine a respeitar a diversidade – ‘Ser diferente’ é frequentemente referido como a principal razão para as pessoas se tornarem vítimas. Ensine a criança/adolescente a respeitar e a ser tolerante com as diferenças, seja nas competências sociais, na capacidade verbal, raça, sexo, religião, sexualidade.
O’Moore, M. (2014) Understanding Cyberbullying. Veritas
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.