Sabia que… Estilo parental no uso da internet
Os estilos parentais no uso da internet são o padrão geral de características da interação dos pais com a criança, considerando-se as dimensões do controlo dos pais (por exemplo, supervisão e regras definidas) e o afeto dos pais (por exemplo, capacidade de compreensão, suporte). Como resultado desta combinação entre as duas dimensões, os 4 estilos parentais são:
AUTORITATIVO/COM AUTORIDADE (se alto controlo parental e alto afeto parental)
Os pais com autoridade ou autoritativos estabelecem regras para as atividades online dos seus filhos, e eles acompanham-nos, corrigindo comportamentos negativos e reforçando comportamentos positivos.
A comunicação entre os pais com autoridade e os seus filhos é clara e aberta, baseada no respeito mútuo.
Os pais autoritativos interagem com os seus filhos com afeto, compreensão e carinho, e atendem às necessidades dos seus filhos.
AUTORITÁRIO (se alto controlo parental e baixo afeto parental)
Os pais autoritários são muito rígidos e estabelecem regras de restrição para o uso da internet, independentemente de qualquer participação da criança na decisão. Normalmente, os pais autoritários não valorizam o diálogo e a autonomia.
INDULGENTE/PERMISSIVO (se baixo controlo parental e alto afeto parental)
Os pais indulgentes, em oposição aos autoritários, não definem regras ou limites para o uso de internet pela criança.
Normalmente, os pais indulgentes são excessivamente tolerantes, permitindo que seja a criança a definir o seu próprio comportamento e atividades online. Os pais indulgentes são afetivos, comunicativos e recetivos à utilização da internet pelos filhos, tendendo a satisfazer qualquer pedido que a criança faça.
NEGLIGENTE/LAISSEZ-FAIRE (se baixo controlo parental e baixo afeto)
Os pais negligentes não são nem sensíveis/compreensivos nem exigentes, a respeito do uso da internet pelos filhos.
Frequentemente, os pais negligentes envolvem-se pouco com o uso que os seus filhos fazem da internet e não acompanham as suas atividades online. Enquanto os pais indulgentes estão envolvidos com a utilização da internet dos filhos, os pais negligentes estão frequentemente focadas nas suas próprias atividades online.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.