Sabia que… Em geral
O cyberbullying, e consequentemente a cibervitimização, ocorre no ciberespaço e é um problema mundial entre crianças e adolescentes.
Prevenir o cyberbullying é um desafio para todos nós, porque pode ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar.
A importância do papel dos pais é apoiada por numerosos estudos. O impacto que os pais têm no desenvolvimento infantil não é novo, mas os efeitos das interações entre pais e filhos, o acompanhamento/supervisão dos pais e as estratégias utilizadas pelos pais para mediar a utilização que os seus filhos fazem da internet, ainda está a começar…
Hoje em dia, os pais e as crianças, pesquisam na internet para obter informações, apoio social, e para comunicar e interagir com os pares e outros.
Os pais têm preocupações sobre as atividades online dos seus filhos, nomeadamente os conteúdos disponíveis e visualizados, os contactos estabelecidos com os outros e os comportamentos adotados quando navegam na internet. Estas preocupações dos pais também estão relacionadas com a sua própria experiência online.
Alguns estudos recentes revelaram que os estilos parentais relativos à internet têm um impacto na forma como as crianças utilizam da internet.
Experiência Online
Dados recentes mostraram que mais de 80% dos pais tem acesso e utiliza a internet, diariamente. Mais de 60% dos pais relatam que falam com os seus filhos sobre vários temas relacionados com o uso da internet, como o cyberbullying, como interagir com as outras pessoas na internet, conteúdos (in)apropriados na internet, os filhos dos seus amigos nas redes sociais, o download de conteúdos, arquivos, vídeos e fotos. Mas há uma minoria (quase 20%) que não fala sobre qualquer assunto relacionado com a utilização da internet.
A maioria dos pais relata que eles usam, têm conhecimento e estão confiantes ao utilizarem a internet e as redes sociais. Mas comparativamente, os pais usam e sabem menos sobre as redes sociais.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.