Resolver
- Prevenir o uso abusivo de internet
- Ajudar a criança a controlar o tempo gasto no computador
- Promover a Internet Segura e o uso controlado
Nos capítulos anteriores, a medida de prevenção mais importante, que é falar com as crianças/adolescentes sobre o que eles estão a jogar na internet, porquê e como, já foi mencionada. Essas conversas devem, eventualmente, levar a certos acordos com a criança/adolescente sobre quando, onde e como a internet pode ser usada. Isto deve incluir:
- regras para o tempo: quando (por exemplo, não antes dos testes) e por quanto tempo é permitido à criança/adolescente jogar e o que acontece se esse tempo for excedido.
- instalação de software de segurança (antivírus, segurança na internet, ...) e definições
- regras de conduta (não a bullying, chamar nomes ou discriminar outros jogadores, mas informar os pais se alguma destas coisas lhes acontecer a eles)
- explicar a escolha dos jogos e as suas regras e objectivos para os pais
Os pais não devem hesitar em procurar ajuda externa, se têm a sensação de que a situação está a ficar fora de controlo (por exemplo, jogar excessivamente, não respeitar as regras acordadas, ...) e não ter vergonha de admitir que estão sobrecarregados pelos novos desenvolvimentos.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.