Definições e Tipos
O cyberbullying é uma forma de comportamento de bullying que ocorre por meio de dispositivos eletrónicos. Os critérios para o bullying tradicional incluem intenção, repetição e desequilíbrio de poder e os critérios de definição de cyberbullying acrescentam critérios adicionais para o contexto do cyberbullying, como o anonimato e a publicidade.
Dispositivos Eletrónicos
Os dispositivos eletrónicos e as tecnologias, como telemóveis e / ou computador e tablets com acesso à internet, podem ser utilizados para exercer cyberbullying noutras pessoas.
O cyberbullying pode acontecer através de e-mail, salas de chat, sites, redes sociais, imagens, fotos, vídeos, mensagens de texto, telefonemas, mensagens instantâneas.
Os comportamentos mais comuns de cyberbullying são receber mensagens ameaçadoras via telemóvel, receber mensagens ofensivas por telefone e receber mensagens ofensivas por e-mail.
Anonimato e Publicidade
Num comportamento cyberbullying, geralmente a vítima não sabe a identidade do cyberbully (aggressor). O comportamento de cyberbullying envolve também uma audiência, em geral grande e pública.
O cyberbullying que pode acontecer entre as crianças/adolescentes é também:
- Provocação/intimidação, isto é, o uso de linguagem rude e ofensiva para com a vítima.
- Perseguir ou assediar ou enviar mensagens desagradáveis.
- Difamação, isto é, a divulgação de boatos ou mentiras sobre a vítima, de modo a prejudicar a sua imagem e a sua reputação.
- Personificar, isto é, imitar, representar o papel e fazer-se passar pela vítima no ciberespaço ou usar o seu telefone para prejudicar a relação com os seus amigos.
- Violar a intimidade, isto é, partilhar online com outras pessoas, os segredos, informação ou imagens embaraçosas da vítima.
- Exclusão, isto é, excluir a vítima de um grupo online, de forma deliberada e intencional.
- Intimidação, ou enviar mensagens desagradáveis ou insultuosas que visam incutir medo ou intimidar a vítima.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.