O que são Jogos Online?
Muitos pais vêem os filhos a conversar ou a jogar nos seus dispositivos digitais, mas muito poucos são tão ativos quanto os seus filhos e sabem exatamente o que está a acontecer. Este capítulo foca os aspetos mais importantes dos jogos online.
Pode querer testar os seus conhecimentos, em primeiro lugar - vá para o teste (ver em baixo) e volte depois para obter informações mais detalhadas.
Informação básica
Existem basicamente duas categorias diferentes de jogos:
- Jogos de utilizadores individuais: são jogados por utilizadores independentes, na sua maioria podem também ser jogado off-line, exigem uma ligação à internet para instalar novos recursos.
- Jogos Massive(ly) Multiplayer Online (MMO): jogos de role-play/Role-Play Games (RPG), First Person Shooter (FPS), Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) baseiam-se em várias centenas de jogadores que formam grupos para jogar juntos, requerem portanto, uma ligação à internet forte e estável. A maioria deles são oferecidos gratuitamente para testar e, em seguida, cobram uma taxa regular ou oferecem itens através da loja do jogo, onde pode fazer os seus personagens mais fortes, acumular riqueza/prestígio, principalmente com compras com dinheiro real, ou também em troca de pontos que ganhou durante o jogo. Alguns jogos de batalha não demoram mais do que os jogos tradicionais de tabuleiro (45 - 60 min), mas quando a busca de desafios ou missões é necessário isso pode levar mais tempo e nem sempre o jogador pode deixar o jogo a qualquer momento, sem ser "punido" pelo seu grupo. Em alguns jogos, fica "bloqueado" por algum tempo, se sair prematuramente.
Tendo em consideração as possíveis respostas à pergunta número um do questionário, você deve ter reconhecido o Monopólio, o único jogo de tabuleiro tradicional, que ainda é muito popular. Assim, também ele fez o seu caminho para o mundo digital e hoje pode ser comprado como um videojogo ou jogo de computador (Monopoly City Streets, Monopoly Tycoon, Monopoly Millionaires = jogo no Facebook,…). O segundo jogo de tabuleiro na lista, Descobridores de Catan, foi criado na Alemanha em 1995 e contém muitos elementos estratégicos, encaixando perfeitamente para o desenvolvimento de um jogo de estratégia de computador - Catan: o jogo de computador. Em 2005, também ele foi transformado num jogo online: Catan Online. Estes são apenas dois exemplos de como jogos de tabuleiro, bem conhecidos e populares, fizeram seu percurso para o mundo online, sem perder os seus conceitos originais.
Age of Empires é uma série de jogos de computador pessoal, concebida como jogos de estratégia em tempo real a partir de 1997, com foco em eventos históricos. Cada jogo abrange um período histórico diferente, começando na idade da pedra e vai até ao início do período moderno (por exemplo, a colonização das Américas) em Age of Empires III. Sendo muito popular, também fez o seu caminho para o mundo online com Age of Empires Online, caracterizando as antigas civilizações grega e egípcia.
StarCraft é um videojogo de ficção científica militar de estratégia em tempo real, em que três espécies travam uma luta pelo domínio de uma parte distante da galáxia. Tornou-se extremamente popular, especialmente na Coreia do Sul. De certa forma, StarCraft pode ser visto como um sucessor do Age of Empires, uma vez que se enquadra na categoria de jogos de estratégia, mas a sua configuração difere totalmente do último e também se concentra mais no aspeto militar.
O jogo mencionado no primeiro cenário do jogo online, LoL (= League of Legends) enquadra-se na categoria MOBA (multiplayer online battle arena) que também pertence aos jogos de estratégia. É atualmente um dos jogos online mais populares, com as batalhas (jogos) a acontecerem dentro de um prazo bastante limitado (20-60 min), semelhante aos tradicionais jogos de tabuleiro. Os jogadores controlam o seu "campeão" e fazem-no avançar por níveis. Eles formam pequenos grupos (normalmente 5 pessoas) para jogar contra uma equipa adversária. Há quatro configurações diferentes para jogar (= mapas), chamados Campos de Justiça, e dois modos principais: um que requere a destruição da ligação do inimigo - uma espécie de base – enquanto defende a sua própria; e outro, que precisa assegurar a maioria dos pontos. LoL é grátis e é financiado por microcompras, usando pontos que os jogadores podem comprar na loja do jogo.
EverQuest é um jogo MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game), um dos primeiros grandes jogos deste tipo em 1999. Baseado em MUDs (multi user dugeon games) anteriores, o jogador escolhe um personagem (= avatar) que desenvolvem durante o jogo, movendo-o através de um mundo de fantasia medieval, lutando contra monstros e inimigos e ganhar pontos de experiência. Os jogadores unem-se para formar grupos (= alianças), para enfrentar os desafios, interagir com os outros através de role-play, mas também pelo duelo em zonas específicas. Pede uma taxa de subscrição no início, as versões subsequentes do jogo original introduziram um novo sistema, onde os jogadores podem escolher entre um nível Bronze-grátis, um nível Prata-taxa única e um nível Ouro-assinatura.
WoW - World of Warcraft é uma versão mais moderna de um MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game), lançado pela primeira vez em 2004. Muito semelhante ao EverQuest, ele também permite que os jogadores escolham um personagem avatar, que podem desenvolver durante o jogo, derrotando monstros e participando em missões. Existem basicamente dois tipos de jogo: PvE (Person versus Environment) ou PvP (Person versus Person). Em ambos os casos, os jogadores devem formar alianças para lidar com as tarefas juntos. O jogo requer uma taxa de subscrição, que pode ser paga online, mas também pode ser comprado em forma de cartões numa loja. Funcionalidades de controlo parental são oferecidos pelo produtor, que permite aos pais limitar o tempo gasto no jogo, fixar um horário de jogo ou simplesmente obter estatísticas sobre a atividade de jogo da criança.
O Tale in the Desert também pertence a essa categoria (MMORPG) e acontece no Antigo Egito. Ao contrário do WoW não inclui quaisquer batalhas, mas os desafios em forma de 56 "testes" definidos, pertencentes a diferentes grupos e divididos de acordo com vários temas. Até agora, foram criadas sete versões sucessivas chamadas de "narrativas".
Final Fantasy XI é mais um MMORPG desenvolvido no Japão em 2002. Como o nome sugere, o cenário é um mundo de fantasia, com todas as características principais, como escolher e desenvolver um personagem participando em missões e completando missões para avançar na história do jogo. Pode ser reproduzido num computador ou numa play station e todas as versões requerem uma assinatura regular.
Os MMORPGs são provavelmente os jogos online mais populares atualmente e existem em muitos países, em diferentes servidores, que também agrupa os jogadores de acordo com a sua língua. Final Fantasy XI mistura jogadores de diferentes origens linguísticas e oferece tradução online para as necessidades básicas de comunicação
Counter-Strike é uma série de videojogos multiplayer first person shooter, onde os jogadores formam equipas para atuar como grupos terroristas e anti-terroristas, lutando entre si na tentativa de cometer e prevenir, respetivamente, atos terroristas.
Diablo é um videojogo que pode ser jogado tanto numa play station ou num computador, usando o rato para se movimentar e o teclado para executar outras ações, como lançar um feitiço ou comprar itens.
Estes são apenas alguns exemplos dos muitos jogos disponíveis hoje. Pacotes de extensão, bem como novas versões dos jogos existentes, estão constantemente a ser desenvolvidos, mas também estão a ser lançados novos jogos. D modo que os pais saibam o que os seus filhos estão a jogar e como, é indispensável conversar com eles, mostrar interesse por estas novas formas de jogar, estar preparado para aprender com eles e procurar informações adicionais em caso de dúvida. Sites "neutros" como a Wikipedia oferecem informações básicas e detalhadas sobre a maioria dos jogos, que podem ajudar os pais num jogo específico
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.