O que pode fazer?
O melhor conselho para evitar estas fraudes é "não clique em nenhum link suspeito ou forneça detalhes pessoais ou financeiros”. Você precisa usar alguma lógica e seguir as seguintes recomendações:
- Não confie em mensagens dos bancos.
- Não abra mensagens da sua pasta de spam, pois muitas delas são construídas com código especial, que pode provocar problemas no seu computador apenas por as abrir ou simplesmente confirmar que essa conta é válida. Se você abriu uma mensagem de spam, nunca clique no URL, link ou imagem na mensagem, pois estes pode enviá-lo para um site fraudulento, que irá fazer o download de um vírus ou cavalo de Tróia.
- Nunca responda a spam, pois isso confirma ao fraudulento que a sua conta é real.
- Desative a opção "resposta automática" no e-mail. Trate o seu endereço de e-mail como pessoal e privado, não o dê livremente.
- Às vezes, os anexos incluem vírus assim, em caso de dúvida, é melhor não os abrir ou não os encaminhar para outras pessoas. Se você tem alguma dúvida sobre o remetente, procure-o na internet, para verificar se ele foi referenciado pelo envio de e-mails fraudulentos.
- Se você tem a certeza de que é fraudulento, bloqueie usando a opção "correio não desejado" (ou similar).
- Para evitar a criação de listas de spam, quando você enviar uma mensagem para vários destinatários, é melhor usar a opção BCC para os endereços de e-mail continuarem escondidos dos outros destinatários.
- Verifique se o site em que você está é um endereço seguro: ele deve começar com https: // e ter um pequeno cadeado fechado na barra de endereços do seu navegador.
Com o objectivo de ter pelo menos um nível mínimo de segurança e para evitar essas fraudes, é extremamente importante seguir algumas regras básicas de segurança no seu computador e dispositivos móveis conectados à internet, como as seguintes:
- Educação e sensibilização, bem como o senso comum. Mantenha-se atualizado sobre os riscos dessas fraudes e esteja alerta para o perigo quando partilha dados pessoais. Também é importante perguntar-se se é normal ser convidado para este tipo de informação ou não.
- Certifique-se de que você sabe quem está à sua volta quando está a fazer compras online ou por telefone ou por qualquer dispositivo, digitando o seu PIN numa caixa multibanco ou sempre que esteja a escrever informações pessoais.
- Mantenha-se protegido online, use um pacote de segurança completo.
- Use passwords seguras - pelo menos 10 caracteres com uma combinação de letras, números e caracteres especiais. Recomendamos que você altere as suas passwords periodicamente para reduzir o risco de alguém tomar o controlo delas.
- Enquanto usar conexões públicas, navegue com segurança, não entre em serviços bancários, alterar passwords de redes sociais, etc.
- Certifique-se de que a sua rede WiFi possui um firewall no router, altere a password de administrador e pormenores identificadores e só permita acesso a esses dispositivos em quem você confia.
Estas medidas irão ajudar a navegar na web de forma mais segura e ajudar a lutar contra o ciber-crime.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.