Quais são os diferentes tipos de Cyberbully?
O Anjo Vingativo
O Anjo Vingativo vê-se como estando a corrigir erros ou a defender-se da pessoa que os perturba, e não como um bully. A sua motivação é proteger os outros no ciberespaço, e muitas vezes envolve-se tentando proteger um amigo que está a ser vítima online ou offline. Tendem a atuar sozinhos e de forma anónima para evitar ser atacado pelo bully que eles estão a tentar neutralizar. Em alguns casos, o Anjo Vingativo vai-se envolver em cyberbullying não só por raiva, mas também por inveja e ciúme.
O Desejoso de Poder
O cyberbully Desejoso de Poder tem a intenção de exercer controlo, poder e autoridade. Eles gostam de uma audiência para testemunhar ou apoiar suas ações. Eles procuram atenção e quer ver o seu alvo “suar”. Eles tendem a atacar directamente, enviando ameaças às suas vítimas; via jogo/website, ataques de hackers, ou publicações públicas. Se eles não obtêm uma reacção, podem escalar as suas atividades, substituindo insultos por ameaças.
A Rapariga Malvada
O tipo de cyberbully Rapariga Malvada, apesar do seu nome, não se limita às raparigas. Geralmente ocorre quando crianças ou adolescentes estão aborrecidas. Este tipo de bullying é tipicamente feito em grupos e requer uma audiência. Eles querem que os outros saibam quem são e querem mostrar que eles têm o poder de intimidar online outros (cyberbully). A sua tática é usar os outros para ajudar, enviando e-mails ou mensagens instantâneas cheios de boatos, ou fazendo algo que vai ajudar a espalhar a humilhação e a ridicularizar as suas vítimas. Estes grupos de bullies podem aumentar com o apoio dos pares e a falta de uma intervenção positiva dos bystanders (espectadores). Alternativamente, quando não há mais entretenimento para eles, eles tendem a desaparecer.
O Cyberbully Irrefletido
O Cyberbully Irrefletido não pensa em si mesmo como um bully. Em vez disso, eles fazem publicações online muito duras ou agem em resposta a uma mensagem provocativa ou detestável que eles receberam. Eles tendem a não pensar nas consequências das suas ações antes de clicar em 'Enviar'. Eles ficam, portanto, surpreendidos quando são acusados de cyberbullying. Este tipo de cyberbully também pode ser alguém que está a representar um papel, encenando as suas fantasias agressivas online. Pode ser uma criança que é bem comportada, educada e um bom aluno na vida real. No entanto, eles comportam-se de forma diferente online, simplesmente porque eles podem.
P. Aftab, ‘Stop Cyberbullying’, www.wiredsafety.net (2011)
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.