Erasmus+ Programme

Diagnóstico

Os telemóveis são amplamente utilizados entre os menores. O número de menores que utilizam telemóveis está a aumentar, uma vez que eles costumam aceder aos dispositivos digitais dos seus pais (a sua segurança de referência por excelência) a partir de uma idade precoce.

Entre outras razões, o sucesso dos media digitais entre os menores é:

Tipos de aplicações e redes sociais

De acordo com a Universidade da Califórnia, para que um site ou aplicação seja considerado uma rede social, ele precisa cumprir três condições:

Hoje em dia, quase todos as aplicações ou website usados por menores, satisfazem todas estas condições.

O único objectivo de todos os sites de redes sociais é alcançar o maior número de utilizadores online, e, por esta razão, não há configurações de privacidade que vão contra os interesses da empresa e nunca serão uma garantia de segurança absoluta para o utilizador.

Todas as aplicações têm a opção de ser sincronizadas com uma rede social, como o Google+, Facebook, etc., por isso, mesmo que o seu objetivo inicial não seja ser uma rede social, elas acabam por sê-lo nas mãos dos menores e acessível a qualquer utilizador.

Como regra geral, nada nos dispositivos móveis se encontra ao alcance fácil, quando se transferem dados (conectividade da internet). Isso aplica-se não só para especialistas em malware, mas também a menores que seguem as recomendações em sites ou tutoriais em redes sociais como o YouTube.

Definição de app

A aplicação móvel ou app é um programa de computador concebido para ser executado em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Elas estão geralmente disponíveis em plataformas de distribuição, geridas pelos proprietários dos sistemas operacionais móveis como Android, iOS, BlackBerry OS, Windows Phone, entre outros. Há aplicações móveis grátis e aplicações de assinatura. Neste último caso, 20-30% do custo da aplicação vai para o distribuidor e o restante vai para o programador.

É importante explicar o termo 'permissão' nas apps:

Quando instalamos apps, isto permite:

  1. Aceder às nossas imagens, o nosso espaço mais íntimo
  2. Os nossos contatos: as nossas pessoas mais próximas e mais queridas
  3. Enviar mensagens e fazer chamadas, que podem gerar despesas ocultas.

Devemos controlar os nossos contactos e apenas adicionar pessoas próximas ao nosso espaço digital.

Identidade: o melhor protocolo para proteger a intimidade.

Identidade é o conjunto de funcionalidades ou características que lhe permite distinguir uma pessoa ou coisa, de outras num grupo. É inerente a qualquer ser humano, e a aparência física é uma parte vital dela. Portanto, é um tesouro que não deve ser partilhado com ninguém. No caso dos menores e adolescentes, ainda se está a formar e é por isso que é de extrema importância protege-los da exposição.

Lifelong Learning Programme

This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.