Sinais de Alerta
Os sinais de alerta são uma questão muito sensível, pois eles dependem muito de cada criança/adolescente. Alguns sinais são muito difíceis de detectar pelos pais e outros podem sê-lo por diferentes razões. Estamos bem conscientes que, especialmente as crianças que atravessam a puberdade, podem mostrar mudanças no seu comportamento, que não podem ser facilmente atribuídas a um motivo específico, mas à sua mudança de relação com todo o seu ambiente social. Tornarem-se mais independente e desenvolverem a sua própria personalidade (descobrem quem são e quem e o que querem ser), pode ser um processo doloroso para todos os lados e levar a mal-entendidos e crises.
Uma atitude participativa em relação à criança, desde o início da primeira infância, é uma boa maneira que pode ser adaptada e ampliada, em cada passo do caminho de criar um clima de confiança e de segurança, no qual também os jovens que crescem, se vão sentir acolhidos, respeitados e amados, por aquilo que são e como o são. Em tais situações, mudanças de atitude devem ser mais fáceis de detectar e abordar. Não obstante perguntas diretas, como "Porque é que não te encontras mais com fulano?" ou protestando com os resultados escolares ("Não podias ter feito melhor no teste?"), pode não conduzir a uma resposta satisfatória. Uma abordagem mais cooperativa como: "Eu não dei conta de te encontrares com fulano há algum tempo. Gostarias de o/a convidar no fim de semana /para o Dia das Bruxas / feriado /para o jantar na sexta-feira à noite, ...." ou "Não pareces estar muito feliz com o resultado do teste. Houve algum problema na compreensão? Posso ajudar-te com qualquer coisa nesse assunto? / Gostarias de rever as dificuldades?... "
As crianças muitas vezes consideram os seus pais muito inquisitivos, nomeadamente em matéria de amigos, assuntos escolares e das suas atividades na internet. Então, em vez de abordar esses assuntos diretamente, você pode sugerir fazerem atividades juntos, onde esses temas vão surgir "automaticamente" e levar a criança a falar sobre eles. Por exemplo: Solicitar a ajuda do seu filho/a para alguma coisa que queira fazer no seu computador, mas não sabe como. Eles vão-se sentir orgulhosos de partilhar o seu conhecimento e você pode obter mais informações sobre as suas relações na net.
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.